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Sobre a questão de 1/3. O SEPE informou que tem um processo na Justiça discordando da “hora-relógio” determinada para os professores II. Como o processo judicial é lento, o sindicato demandou da secretaria de educação um estudo de impacto de uma possível mudança para a “hora-aula” (por exemplo, quantos profissionais a mais seriam necessários). O secretário Maurício se comprometeu a estudar o assunto, verificar atualizações na legislação, e disponibilizar ao SEPE o PCCV com as atualizações das leis. Quando estiver em posse desses documentos, o SEPE apresentará protocolo com nova argumentação à prefeitura.
Formação continuada. O SEPE destacou a importância de outras iniciativas de formação para além das organizadas pela secretaria de educação, como aquelas ofertadas por universidades. O secretário Maurício destacou que nunca restringiu a formação aos cursos ofertados pela secretaria de educação. O SEPE informou que alguns desses cursos organizados por universidades são longos, de até 6 meses, não sendo possível apresentar a conclusão rapidamente. O secretário Maurício entendeu que vale a comprovação de regularmente matriculado no curso de forma que o diretor possa atestar na escola o cumprimento do horário de formação. O SEPE informou que algumas escolas ignoram esta posição e o secretário se comprometeu a reforçar a orientação junto às direções de escola. O Secretário colocou que em alguns casos específicos (como o do curso sobre a plataforma Moodle) a formação continuada ofertada pela secretaria de educação seria exigida. Colocou também que não houve desconto em relação à jornada pedagógica de novembro. Por fim, o SEPE destacou a importância da valorização da cultura e da história do município através da oferta de materiais para as escolas.
Lei 11.738/2008 (piso salarial, Fundeb). O SEPE demandou a formação de uma comissão para discutir as questões referentes à lei no município e o secretário acenou com a possibilidade de criá-la.
Comissão sobre critério de avaliação de servidores. O SEPE relembrou que o assunto havia sido tratado em última reunião com o secretário e este se comprometeu a convocar a comissão para discutir os critérios de avaliação.
Sobrecarga de servidores. O sindicato sinalizou que há servidores trabalhando em várias escolas. O secretário Maurício respondeu que estes casos são temporários e que a cada final de ano a situação deve melhorar. Em seguida, o SEPE alertou de que há servidores extrapolando carga horária em participação de atividade e demandou que o secretário oriente os diretores para que isso não aconteça. O secretário Maurício informou que a orientação é de que o servidor cumpra seu horário de atividade junto à escola na proporção de seu horário de aula, e que pode fazer intervenções em casos concretos onde haja dificuldades. Outro problema trazido pelo sindicato foi o da padronização dos roteiros, que acaba em muitos casos exaurindo a carga horária. A secretaria informou que sua preocupação está mais sobre conteúdo do que sobre formação. Sobre formulário home office, o SEPE informou que está havendo bastante confusão nas escolas e cobrou uma orientação da secretaria para as escolas já que elas estão com exigências diferentes. Por fim, SEPE e secretaria de educação concordaram com a importância de se manter, no ano que vem, parte das reuniões pedagógicas de forma online.
Projetos Político-Pedagógicos. O secretário Maurício concordou com a necessidade de reformulá-los, e rediscutir nas escolas sua importância. Informou que sua intenção é fazê-lo no primeiro semestre de 2022, ofertando formação para as escolas sobre os PPPs.
Protocolo COVID-19. O SEPE trouxe a queixa de que escolas juntaram grupos amarelo e azul. O secretário respondeu que, onde isto aconteceu, foi respeitado o percentual de 50% da capacidade das escolas.
Férias. O SEPE trouxe a preocupação de servidores não
professores não terem suas férias em janeiro. O secretário manifestou sua
concordância de que todos os profissionais que trabalham em contato com alunos
no processo letivo devem ter férias em janeiro e vai verificar a questão junto
à secretaria de administração.
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