Reafirmamos que protocolamos um pedido de audiência com o prefeito e secretário de educação ainda não respondida, solicitamos que fosse antes do dia 30 de junho de 2021 e disponibilizamos várias datas para ocorrer. Estamos muito preocupados com a excessiva demanda de trabalho imputada pela SEMED aos professores e professoras da rede municipal de Rio das Ostras, ampliada com a CI 1046-2021 e os novos recursos da Plataforma Moddle.
Pela defesa da saúde mental dos profissionais de educação!
Esta semana foi disponibilizada a nova
versão da plataforma Moddle, com novos recursos, portanto, novas atribuições
para os professores, o que trouxe novas preocupações para a categoria, visto
que de março de 2020 até hoje as exigências aumentam cada vez mais. O SEPE Rio
das Ostras repudia a excessiva demanda de trabalho imputada pela SEMED aos
profissionais da educação da rede municipal de Rio das Ostras. Os inúmeros
relatos dos mesmos ao SEPE indicam que a SEMED está sobre explorando à
categoria com afazeres muito além da competência da função prevista no edital
do concurso prestado para ingressar na rede, inclusive a produção de materiais
didáticos próprios, como a elaboração de apostilas, como se os professores
fossem escritores e trabalhassem em uma editora e, a partir da CI 1046-2021, disponibilizar horário para
atendimento online pela plataforma ou pelo WhatsApp, utilizar recursos do
Moodle, por exemplo, criando página, como se trabalhassem no ramo de
webprogramação. O volume de tarefas e cobranças durante o regime de home office
é incompatível com a carga semanal da qual são remunerados.
Esta
situação de sobrecarga é ainda mais preocupante diante da previsão de ensino
híbrido mantendo a elaboração dos materiais didáticos que continuarão sendo
disponibilizados na versão impressa para os alunos sem
conectividade, interação na plataforma, atendimento dos alunos que estarão
estudando remotamente quando não estiverem nos dias de rodízio presencial,
alimentação da versão interativa da plataforma utilizando os novos
recursos e ainda as aulas presenciais. Cabe lembrar que mesmo com o quadro de
horário reduzido no ensino híbrido, os professores gastarão tempo no
deslocamento até a escola, será inviável que os mesmos continuem elaborando
apostilas e desenvolvendo as demais atividades sem extrapolar a carga
horária Sugerimos que a prefeitura providencie os livros didáticos ou apostilas
da rede para distribuir aos alunos e o professor passe a
disponibilizar materiais complementares e orientações de estudos a partir
destes materiais disponibilizados pela SEMEDE ou pelo MEC.
A
elaboração das apostilas trata-se de um trabalho demorado e especializado que envolve
planejamento, pesquisa, escrita, formatação, revisão ortográfica e de regras da
ABNT. As mesmas precisam atender a uma série de exigências técnicas, passam por
revisão e, algumas vezes, interferência dos professores coordenadores (os POs)
e da coordenação pedagógica da SEMED, que podem devolver as apostilas para os
professores modificarem algo, como um trabalho em uma editora. Às vezes o
professor já está elaborando a próxima e precisa retomar na anterior para
atender a solicitações de modificações. E, sendo na modalidade EAD, exige
metodologias próprias, as quais os professores não aprenderam em suas
licenciaturas, uma vez que as mesmas foram focadas no ensino presencial. No
mínimo os alunos deveriam receber os livros didáticos ou a rede possuir o seu
próprio material, como a grande maioria adotou e os professores trabalhariam
com base nestes, orientando os alunos a parir deles e também tendo a
possibilidade de enviar materiais complementares.
A secretaria se beneficia do momento de flexibilidade jurídica, devido ao estado de emergência causado pela pandemia, para imputar funções excessivas aos trabalhadores da educação do município. Entre algumas das várias atividades desempenhadas pelos professores, estão:
ü Participação na
Reunião Pedagógica Virtual.
ü Planejamento de atividades pedagógicas
não presenciais.
ü Pesquisa para
produção das atividades e materiais didáticos.
ü Elaboração de material
destinado à interação mediada através das apostilas e seus respectivos
gabaritos ofertados aos alunos.
ü Execução das atividades/documentos
propostos pela Equipe Gestora.
ü Interação/colaboração
on-line nas plataformas, sites e outras ferramentas digitais.
ü Acompanhamento e análise do
desenvolvimento da aprendizagem virtual dos alunos, através do acesso à
plataforma, ao e-mail institucional da unidade escolar, retirada das apostilas,
resolução das atividades.
ü Envio por
e-mail de apostilas, demais materiais, declarações e planilhas.
ü Reuniões
Pedagógicas Colaborativas Virtuais entre os pares via WhatsApp.
ü Preenchimento
da planilha de atividades desempenhadas.
ü Formação
Continuada.
ü Estudos autônomos e/ou dirigidos (RECRO, BNCC, Decretos, Deliberações e documentos que norteiam o
trabalho on line).
ü Postar as apostilas na plataforma.
Cabe
destacar que a educação infantil os profissionais já vêm sendo indiretamente cobrados
de realizar atendimentos via google meet e WhatsApp faz tempo. Os professores
não receberam computador nem auxílio para instalação de internet estável, muito
menos um chip para fazer atendimento via WhatsApp como recomenda a CI 1046-2021. Sequer foi criado um e-mail institucional, as
mensagens que os alunos enviam pela plataforma enchem a caixa de e-mail pessoal
dos professores. Pelo contrário, ainda tiveram cortes do auxílio
transporte e seus vencimentos ao invés do mesmo ter sido transformado
temporariamente em auxílio recursos tecnológicos, como a rede estadual adotou e
o SEPE sugeriu em notas anteriores.
A
plataforma de interação E-virtu@l, disponibilizada pela prefeitura visando
mediar o processo de ensino à distância, coloca sobre os ombros dos professores
mais uma demanda de trabalho extra. De acordo com a CI 1046-2021, o professor continuará elaborando apostila nos moldes
atuais e ainda vai precisar postar na plataforma e usar os novos recursos.
Estes são trabalhosos, acabam funcionando como um site, um blog, desse jeito
virarmos também programadores, webdesigners. Como os professores vão conseguir elaborar
as apostilas e ainda criar as próprias páginas de suas disciplinas na
plataforma, usando os recursos interativos dentro da mesma carga horária? Se
hoje já estão ultrapassando a mesma com as tarefas atuais. Ainda temos professores
elaborando quatro apostilas, professores lotados em duas escolas. A CI ainda
pode ser interpretada por algumas direções como sendo obrigatório o uso dos
novos recursos. Sabemos que é comum trocarem incentivo por obrigação, isso
frequentemente é denunciado pelos professores.
O
cansaço da categoria também é percebido pelas queixas em relação à permanência da
cobrança de formação continuada em plena pandemia, momento no qual os profissionais
estão sobrecarregados também com os cuidados domésticos e da família, que
aumentaram neste período. A proposta de formação continuada é importante para a
qualificação dos profissionais da educação, mas a cobrança de duas semanais já sobrecarrega
os profissionais em tempos normais e se agrava durante o cenário pandêmico.
Muitas das vezes o profissional realiza os cursos sem motivação naquele
momento, apenas para cumprir as exigências de horas a fim de receber seus
vencimentos sem descontos.
Estamos
num contexto em que temos o medo da morte e de nossos entes próximos, com o
ritmo de vida (biológico e social) alterado pelo necessário isolamento social e
sentindo os efeitos de uma forte crise econômica - compartilhada por grande
parte da classe trabalhadora.
Os
efeitos psicológicos desenvolvidos pelo atual momento de incertezas são
sentidos por grande parte da população e principalmente pelas categorias da
área da educação. A cobrança desmedida amplifica tais efeitos psicológicos,
ainda mais se os professores atuarem em muitos anos de escolares ou em escolas
diferentes.
O SEPE CONSIDERA ABUSIVA A COBRANÇA EXCESSIVA DE TAREFAS PELA SEMED AO CORPO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE RIO DAS OSTRAS! SOLICITAMOS O DIALOGO E MEDIDAS IMEDIATAS DA SEMED JUNTO AO PLANEJAMENTO DE TAREFAS DO ENSINO NÃO PRESENCIAL! NOSSOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DEVEM SER VALORIZADOS E NÃO PODEM TER A SAÚDE AMEAÇADA!
Rio das Ostras, 24 de junho de 2021.
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