8M Rio das Ostras Evento:https://www.facebook.com/events/1363986583803011/?notif_t=plan_user_invited¬if_id=1582840356077323
Mais um ano em que o Brasil figura entre os 5 países com maiores números de feminicídio no mundo! De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil já tem a quinta maior taxa de feminicídios entre 84 nações pesquisadas. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2019, somente em 2018 foram 1.206 casos de feminicídio no Brasil. Em 2018 a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) constatou uma intersecção entre essa violência, pois vivemos em um país estruturalmente racista e é preciso considerar que racismo e machismo caminham juntos e refletem no aumento generalizado de homicídios de mulheres negras, principalmente entre aquelas que moram na periferia.
A luta do feminismo precisa considerar a realidade de todas as mulheres. Dialogando com Angela Davis, ou o feminismo será plural, classista, antirracista, abolicionista e anticapitalista ou não será.
Diante de uma realidade tão perversa, somada a um (des)governo, fascista, machista e misógino, as mulheres irão as ruas mais uma vez no 8 de Março para lutar!
Em Rio das Ostras temos apenas 4 creches (de período parcial, que não atendem as demandas das mães e nem as necessidades educacionais das crianças) e mais de 300 crianças na fila de espera por vagas. Convivemos cotidianamente com violencia sexual, doméstica e enfrentamos uma crescente institucionalização da violÊncia obstétrica. Enquanto isso, o governo municipal apenas finge atuar, sem respostas concretas as demandas das mulheres.
PELA VIDA DE TODAS AS MULHERES, POR DEMOCRACIA E CONTRA A RETIRADA DE DIREITOS! POR MAIS CRECHES! POR MAIS SEGURANÇA! BASTA DE VIOLÊNCIA CONTRA NOSSAS VIDAS E NOSSOS CORPOS!
POR UMA RIO DAS OSTRAS DE CORAGEM FEMINISTA CONTRA A VIOLÊNCIA E OS GOVERNOS FASCISTAS!
(O #8M é um movimento mundial que pretende tornar o dia internacional das mulheres uma data de luta pela garantia de direitos e pelo fim da violência. Esse ano no Brasil, o movimento também tem como bandeira a defesa da democracia e a recusa aos governos autoritários.)
“Direitos não se pedem de joelhos, se exigem em pé”
Convidamos você para o 8 de Março - Dia Internacional de Luta das Mulheres Trabalhadoras. Venham todas! Trabalhadoras, donas de casa, desempregadas e sem teto; indígenas, negras e brancas; cis, trans e não-binárias; sobrepeso, deficientes e dependentes químicas; imigrantes e refugiadas; de todas as orientações religiosas; estudantes, universitárias; mães, idosas, adolescentes e crianças. Mulheres diversas com uma luta em comum: contra o machismo, o racismo e a opressão de gênero!
Precisamos da força de TODAS AS MULHERES para garantir nossa PAZ, liberdade, dignidade e o direito ao trabalho, terra, educação, saúde, segurança, saneamento, livre crença religiosa, planejamento reprodutivo e igualdade de gênero.
#JustiçaPorMarielle
#vidasnegrasimportam
#vidaslbtsimportam
#vidasindigenasimportam
#elenao
#mulherestrabalhadoras
#vidasnegrasimportam
#vidaslbtsimportam
#vidasindigenasimportam
#elenao
#mulherestrabalhadoras
PROGRAMAÇÃO:
Concentração com panfletagem, oficina de cartazes e faixas -14:00 - Praça José Pereira Câmara;
Roda de conversa - 14:30
Ato em direção à Praça São Pedro - 15:30
Ato Cultural - 16:30 - Concha Acústica (Praça São Pedro) - com microfone aberto para poesia, cantoras, rap, etc e apresentação de DJs
Roda de conversa - 14:30
Ato em direção à Praça São Pedro - 15:30
Ato Cultural - 16:30 - Concha Acústica (Praça São Pedro) - com microfone aberto para poesia, cantoras, rap, etc e apresentação de DJs
Ato convocado por:
8M Rio das Ostras
Nenhum comentário:
Postar um comentário