quinta-feira, 27 de setembro de 2018

29-9 dia de luta contra o Fascismo












Os profissionais da educação do Rio de Janeiro em assembleia da rede estadual e das redes municipais aprovaram em conjunto com a direção do SEPE RJ - Oficial participar dos atos em defesa dos direitos das mulheres e contra o avanço do fascismo. O SEPE foi fundado em plena ditadura militar e é nossa tradição histórica participar das lutas contra o autoritarismo na política. O SEPE convoca a categoria para estar presente no dia 29/9 às 10h na praça 3 morrinhos no ato municipal em Rio das Ostras e a estar as 12h na mesma praça para embarcar no ônibus do SEPE que vai pegar os educadores de Casimiro de Abreu às 13h na rodoviária de Casimiro, para juntos estarmos presentes no ato na Cinelândia no centro do RJ às 15h. O ônibus retornara assim que terminar as manifestações por volta das 21h.
Para garantir uma vaga no ônibus mandar mensagem de whatsup para (21)965328585 com nome completo, escola, e numero do rg e órgão expedidor. As vagas serão garantidas na ordem do envio da mensagem.
SEPE Rio das Ostras/Casimiro de Abreu - gestão só a luta muda a vida!

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Teremos uma segunda reunião com o prefeito de Rio das Ostras Marcelino Borda, no dia 10 pela manhã, para ele apresentar o índice de reajuste salarial da nossa data base, a tarde a direção do SEPE se reunirá para dar os informes na nossa assembleia a noite. Fortaleça seu sindicato participando da assembleia. Só a luta muda a vida!


quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Nota do SEPE sobre violência nas escolas da rede municipal de Rio das Ostras:




Com relação à ocorrência de mais um caso de agressão a um profissional de educação dentro do espaço escolar, o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação vem através desta nota esclarecer sua posição sobre o problema da violência nas escolas.
O vídeo que circula nas redes sociais mostra um professor sendo ofendido por alunos na sala de aula do Ciep Municipal Mestre Marçal. O professor demonstra calma em todos os momentos do vídeo, mas após o ocorrido foi à secretaria de educação solicitar ajuda. A informação de que o professor pediu demissão não foi confirmada pela secretaria de educação.    
Nós do sindicato temos a certeza que se as providências necessárias não  forem tomadas por parte desta secretaria, caminharemos para casos  mais graves, como vem acontecendo em outros estados e municípios. Os profissionais de educação não conseguem mais conviver com tamanha insegurança.
A falta de profissionais nas escolas e o número excessivo de alunos vem agravando muito esta situação. Precisamos de um novo concurso publico imediatamente para a entrada de novos profissionais da educação nas escolas para suprir essa demanda.
 As condições de vida de nossos alunos é refletida dentro das escolas. Muitas vezes lidamos com estudantes que além da má condição social, expressa também distúrbios psíquicos e dificuldades variadas o que interfere no seu aprendizado.
Acreditamos que a escola em tempo integral é uma solução, porque cria possibilidades maiores do sentimento de pertencimento do aluno com relação à escola, evitando conflitos com os professores.
Acreditamos também que os educadores devem trabalhar o esporte e a cultura junto com a educação, por exemplo, através de oficinas pedagógicas, criando alternativas para a nossa juventude, enxergando o problema da segurança dos professores de outro prisma.
O SEPE é contrario a ideia de colocar policiais nas escolas, sabemos que isso não vai resolver o problema. O problema da violência dentro das escolas em nosso município deve ser combatido com o firme dialogo com nossos alunos, mas não só isso, com medidas enérgicas por parte do governo como a imediata reabertura dos Centros Integrados de Convivência fechados pela prefeitura de Rio das Ostras. Em um momento de crise econômica como este, essa medida vai na contramão das necessidades, o que demonstra o abandono da juventude que fica em uma situação vulnerável. Nós profissionais da educação não podemos deixar nenhuma criança e adolescente fora da escola, precisamos transformar o espaço da escola em um ambiente acolhedor e seguro para os educadores e para os alunos.

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Reunião do SEPE com o prefeito Marcelino


Hoje dia 18/09/2018 fizemos nossa primeira reunião entre o SEPE Rio das Ostras/Casimiro de Abreu e o prefeito de Rio das Ostras Marcelino Borba. Estamos fazendo uma reunião no SEPE neste momento, da diretoria do sindicato, preparando um informe mais sistematizado das mais de 4 horas de reunião com o prefeito, venham para a assembleia do SEPE às 18h, onde sera dados os informes.
O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação de Rio das Ostras se reuniu ontem dia 18/09 pela primeira vez com o prefeito Marcelino Borba em uma reunião que durou 4 horas. O SEPE é um sindicato INDEPENDENTE DE QUALQUER GOVERNO, NOSSA FUNÇÃO É REIVINDICAR AS PAUTAS CONSTRUIDAS NAS ASSEMBLEIAS DA CATEGORIA E NEGOCIA-LAS COM O GOVERNO.
Pauta apresentada: Campanha salarial para revisão anual da remuneração dos profissionais de educação servidores públicos do município; Exigimos o cumprimento das negociações firmados e publicadas em diário oficial que ainda não foram cumpridas, queremos saber a data dos futuros pagamentos.
1- Reajuste salarial de 25%
2- Pagamento de sábado letivo da regência de fevereiro de 2017, prometida pelo procurador municipal em reunião filmada pelo SEPE na prefeitura.
3- Incorporação da GAP no salário.
4- Incorporação da regência no salário.
5- Pagamento imediato da volta da progressão de carreira de 5%.
6- Pagamento imediato da volta dos enquadramentos por formação e dos triênios para 5%.
7- Reabertura de turmas do ensino médio no IMERO.
8- Redução do número de alunos em sala de aula.
9- A volta das matriculas para creche integral
10- Pagamento de gratificação de insalubridade para Auxiliar de Creche
11- Pagamento de regência para Auxiliar de Desenvolvimento Infantil
12- Eleição direta para diretores de escola
13- Novo Concurso Público para os profissionais da educação, com validação das áreas do concurso anterior que não tiveram fraudes.
14- Desconto em folha para filiados do SEPE da rede municipal.
15- Por melhorias nas condições de trabalho
16- Ajustamento de conduta da aplicação da lei de 1/3 de planejamento de aulas para os professores do segundo seguimento.
17- Não à implementação da Biometria nas escolas
18- Pela redução da carga horária dos funcionários para 30h
O sindicato quer que suas pautas sejam atendidas pelo governo, e por isso quando o prefeito diz que atenderá algumas de suas pautas, isso representa uma vitória da luta da categoria e o papel do SEPE passa a ser cobrar a implantação das reivindicações o mais rápido possível. Acreditamos que é a luta do SEPE que garante vitórias, não acreditamos que nenhum governo é benevolente. Acreditamos que a organização da classe trabalhadora pressiona os governos a atenderem suas reivindicações. Preparamos esse vídeo com as respostas do prefeito sobre as principais pautas da categoria e as pautas acima que não aparecem no vídeo tiveram uma negativa por parte do governo. Seguiremos lutando para conquistar todas as nossas pautas de reivindicações e seguiremos acreditando que só a luta muda a vida.